2. Tomar a atitude
3. Cadastrar-se
No Juizado da Infância e da Juventude mais próximo para fazer um Cadastro.
4. Passar por uma entrevista
Em torno de 2 meses uma psicóloga do juizado agendará uma entrevista, para avaliar seu modo de viver sua renda financeira e estado emocional. Ela tambem talvez visite sua casa para avaliar se está em condições de receber uma criança.
5. Conseguir o certificado de habilitação
A partir do laudo final da psicóloga, um juiz dará seu parecer. Isso pode ser em torno de um mês u mais. Se sua ficha for aprovada, você ganhará o Certificado de Habilitação para Adotar, válido por dois anos no Brasil.
6. Mudar caso não consiga o certificado
Se sua ficha pode não foi aprovada. O motivo pode ter sido desde a renda financeira, estilo de vida, etc. Se isso acontecer, procure saber quais foram as razões. Entao apartir dae você poderá fazer as mudanças necessárias e recomeçar o processo outra vez.
7. Entrar na fila de adoção
Com o certificado, você entrará automaticamente na fila de adoção do seu estado, ao aparecer uma criança voce recebera um aviso.
8. Usar o certificado para adotar alguém que voce conhece
Voce ainda poderá usar o certificado para adotar alguém que conhece.
OBS: Nesse caso, o processo é outro com diferenças: você vai necessitar de um advogado para entrar com o pedido no juizado.
9. Aguardar a criança
A espera pela criança varia, pode ser breve, mas pode demorar um pouco
10. Conhecer o seu futuro filho
Você sera chamado para conhecer a criança. Se desejar, já pode levá-la para casa.
Tena cuidado para separar irmaos, mas voce podera adotar toda a familia de irmaos.
Embora a lei não proíbe, ha juízes que são contra a separação de irmãos e podem lhe dar a opção de adotar a família toda.
11. Se o relacionamento correr bem, voce recebera a guarda provisória, que pode se estender por ate um ano. Se a criança tem menos de 2 anos, você terá sua guarda definitiva.
Crianças maiores de 2 anos passam antes por um estágio de convivência, para adaptação, por periodo determinado pelo juiz e sera avaliado por uma assistente social.
12. Tornarem-se pais
Depois da guarda definitiva, o juizado emitirá uma nova certidão de nascimento para a criança, já com o sobrenome da nova família. Você poderá trocar o primeiro nome dela caso queira.
13. O principal
O amor.
0 comentários:
Postar um comentário